segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Os perigos do Álcool!




O álcool é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, compromete o figado, pâncreas, rins, tecido hematopoietico, aparelho reprodutor, respiratório entre outros órgãos do corpo humano. O alcoolismo causa dependência e mudança de comportamento, podem ser percebido em dois períodos um que estimula e outro que deprime, no primeiro ocorre euforia e desinibição e já no segundo momento ocorre um descontrole, falta de coordenação motora e sono.  Os efeitos do consumo normalmente são sentidos no fígado, no coração, no estomago e alguns outros.
Algumas pesquisas internacionais mostram que cerca de 15% a 66% de homicídios e agressões serias, ambos ou algum dos dois tinham ingerido bebidas alcoólicas.  
 O consumo de álcool está presente em cerca de 13% a 50% dos casos de estupro e atentados ao pudor. 
No Brasil, dados do Cebrid apontam que 52% dos casos de violência doméstica estavam ligados ao álcool.
Pelo menos 2,3 milhões de pessoas morrem por ano no mundo todo devido a problemas relacionados ao consumo de álcool, o que totaliza 3,7% da mortalidade mundial, segundo um relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde.
Pesquisa da UFRJ mostrou que o álcool estava presente em cerca de 75% dos casos de acidentes de trânsito com vítimas fatais. 
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está relacionado a 42,7% dos acidentes de trânsito com mortes da cidade de São Paulo.
12,3 % da população brasileira é dependente de bebidas alcoólicas, contra "apenas" 9% de tabaco e 1% de maconha.

Os malefícios para a saúde do indivíduo, segundo estudos de pesquisadores da UNICAMP. A exposição crônica, por uso prolongado de quantidades elevadas de álcool associa-se à algumas doenças que no caso são: Cirrose Hepática, dependência de álcool, doenças cerebrovasculares, neoplasias de lábios, da faringe, laringe, esôfago e figado, gastrite, tuberculose, entre outras doenças. 











"Vale a pena beber para "se soltar" ou se “divertir”, sabendo que no final corre o risco de morrer?"


7 comentários:

  1. Com certeza não vale a pena..
    Mas "pena" mesmo é que a maioria das pessoas, na minha opinião, não pesam em tais circunstâncias, antes de beber, e logo depois dirigir.
    Então acontecem as tragédias em acidentes de carros causados por embriagues, que acontecem todos os dias. 

    ResponderExcluir
  2. Não , a nossa vida vale mais do que uma atitude leviana. A droga traz uma falsa sensação de felicidade e bem estar . Nós podemos encontrar a verdadeira diversão de outra forma mais segura e saudável. :)

    ResponderExcluir
  3. não , mais pessoas as usam para dizer que estão melhores , não sabendo elas mesma que só estão se estragando ou mesmo piorando sua vida , com certos tipos de coisas, mas além de umas saberem o risco que correm ainda assim procura tais substâncias para se diverti , como dizemos para curti o momento , o ruim é que esse momento é muito pequeno , e no futuro acaba se mostrando maior do que pareça.

    ResponderExcluir
  4. Não vale a pena, o álcool e uma substancia com ação muito variada, conforme o seu consumo aumenta, pode provocar o descontrole da pessoa e leva até mesmo a agressão, eu não acho certo beber para se diverti isso só estraga a vida e a saúde da pessoa, quando uma pessoa dirigi alcoolizada pode morrer e acabar matando pessoas inocentes pela sua irresponsabilidade, a pessoa que bebe também pode morrer com varias doenças.

    ResponderExcluir
  5. Não vale a pena. Pessoas que fazem esse tipo de uso não sabe como é realmente se divertir. Com tantos outros tipos de atividades por que escolher logo essa? A resposta é que álcool também é uma droga que não deveria ser consumida, mas como no nosso país é liberado, que sege com moderação. E não precisamos de droga, nesse caso o álcool, para nos soltar e nos divertir, existe outros meios para isso.

    ResponderExcluir
  6. Não , depende da situação.
    E e logico que e errado beber e dirigir pois você coloca a sua vida e a dos outros em risco também, mas também não vejo problemas em beber socialmente mas sabendo seu limite e a hora de parar .
    lorrainy moraes ponath
    E não necessariamente precisamos de álcool para se de divertir ,precisamos de amigos e boa com paninha .

    ResponderExcluir
  7. meu filho anda muito rebelde ultimamente e eu tenho controlado o que ele faz através do uso de um programa Espião de Celular, o Spymaster https://www.syncsoft.com.br/ tenho gostado muito usem vcs também irão gostar!

    ResponderExcluir