segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Riscos dos anabolizantes

        Os anabolizantes são um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular. O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como:  aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite).
     Músculos volumosos, que chamam a atenção, é o sonho de quem pega pesado na  academia. Mas nem todo mundo tem paciência para seguir o treino sem falhas e esperar os resultados aparecerem - na dúvida entre desistir dos exercícios e alcançar músculos fortes, tem quem acabe buscando os esteróides anabolizantes como alternativas para conseguir resultados mais rápidos. "Essas drogas, apesar de serem ilegais, são facilmente encontradas", afirma a cardiologista Luciana Janot, do programa de cardiologia do Hospital Albert Einstein. Em geral, as fórmulas são derivadas da testosterona, o hormônio sexual masculino, e causam a retenção de líquidos - daí o inchaço da musculatura. Os hormônios do crescimento (HGH), naturalmente produzidos pela hipófise, também têm sido usados como anabolizantes.




No caso das mulheres, o uso de anabolizantes pode gerar características masculinas no corpo, como engrossamento da voz e surgimento de pêlos além do normal. Além disso, aumento do tamanho do clitóris, irregularidade ou interrupção das menstruações, diminuição dos seios e aumento de apetite. 






Efeitos colaterais dos anabolizantes nas mulheres

a) Pêlos do corpo crescem.
b) Voz fica mais grave.
c) Aumento do tamanho do clitóris (hipertrofia clitoriana).
d) Diminuição temporária nos ciclos menstruais.

     Nos homens, o excesso de anabolizantes pode causar aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem dos espermatozóides e calvície. 



Efeitos colaterais dos anabolizantes nos homens

a) Ginecomastia – Desenvolvimento das mamas nos homens.
b) Função sexual reduzida e infertilidade temporária.
c) Atrofia testicular: como a maioria da massa do testículo tem com função o desenvolvimento do espermatozóide, o tamanho dos testículos geralmente retorna ao tamanho natural quando a espermatogênese recomeça, algumas semanas após o uso do esteróide anabólico ser cessado.
   
  Um estudo de 2007 traçou o perfil do usuário de anabolizantes no mundo. De acordo com os dados, o usuário típico não é o adolescente ou o atleta, mas o homem de cerca de 30 anos, bem educado e com renda alta, segundo um estudo publicado hoje. Foram pesquisados 2.663 homens e mulheres de 81 países, indicando que o motivo principal para o uso desses compostos é o aumento da musculatura.

 







No Brasil não se tem estimativa deste uso ilícito, mas sabe-se que o consumidor preferencial está entre 18 a 34 anos de idade e em geral são do sexo masculino. Nos U.S.A, em 1994, mais de um milhão de jovens já tinham feito uso de esteróides anabolizantes.

No comércio brasileiro os principais medicamentos à base dessas drogas e utilizados com fins ilícitos são: Androxon® Durateston®, Deca-Durabolin®. Porém além desses, existem dezenas de outros produtos que entram ilegalmente no país e são vendidos em academias e farmácias.


     Em relação ao câncer, o excesso de hormônios dos anabolizantes, usados de maneira inadequada, estimula o crescimento de células – se uma delas tem uma tendência a se transformar em um câncer no futuro ou se já tem a doença, o anabolizante pode promover seu desenvolvimento com mais rapidez. Ou seja, ele pode causar um tumor ou acelerar um que já existia, com o risco até mesmo de metástase.


Abaixo, alguns exemplos dos efeitos maléficos destes esteróides em ambos os sexos
- Crescimento do clitóris (hipertrofia clitoriana) em mulheres e do pênis em meninos (o pênis adulto não cresce indefinidamente mesmo quando exposto a altas doses de andrógenos);
- Aumento dos pêlos sensíveis aos andrógenos (pêlos púbicos, da barba, do peito, e dos membros);
- Aumento do tamanho das cordas vocais, tornando a voz mais grave;
- Supressão dos hormônios sexuais endógenos;
- Espermatogênese prejudicada;
- Possível pressão sanguínea elevada;
- Níveis de colesterol - Alguns esteróides podem causar um aumento nos níveis de LDL e diminuição nos de HDL;
- Acne - Devido à estimulação das glândulas sebáceas
- Conversão para DHT (Diidrotestosterona). Isso pode acelerar ou causar calvície precoce e câncer de próstata;
- Alteração da morfologia do ventrículo esquerdo, que perde suas propriedades de diástole quando sua massa cresce;
- Crescimento excessivo da gengiva;
- O tamanho do coração;
- Alargamento da próstata;
- Alargamento do pênis;
- Amarelamento da pele e dos olhos;
- Do risco coronariano;
- Arritmia cardíaca;
- Aumento da pressão arterial;
- Câimbras;
- Câncer hepático;
- Cansaço;
Antes \ Depois

                                          


Antes \ Depois



Link: Reportagem sobre Anabolizantes Conexão Repórter 




Pergunta:
   
Existe anabolizante que pode ser consumido sem a prescrição médica? 
Você conhece alguma pessoa que faça uso desse tipo de substância?

Nenhum comentário:

Postar um comentário